O ICOS – Instituto Catarinense de Odontologia e Saúde é uma escola de pós-graduação dirigida ao aperfeiçoamento e especialização de dentistas. Foi fundada em 2005, em Joinville, Santa Catarina.

Excelência de qualidade

O instituto ICOS foi fundado por dentistas empreendedores na Educação. E, está aí um dos segredos dos avanços e reconhecimento da nossa escola. 
Temos um proposito claro: oferecer aos nossos alunos estrutura de ensino-aprendizagem a partir de um corpo docente de alta performance e de atuação reconhecida no setor.

Nossos professores

Nossos professores são profissionais de referência na Odontologia brasileira e no Exterior; como pesquisadores e palestrantes. São destaque também na publicação científica, nos grandes eventos e no dia a dia  como dentistas, no atendimento ao paciente.
Atualmente, o instituto é reconhecido pela filosofia, método de trabalho e formação de excelência de seus professores e professores convidados.
Em 2019,  completa 14 anos de serviços educacionais na formação e desenvolvimento do conhecimento na Odontologia, com cursos de Especialização e Atualização.

Ensino da Saúde

O instituto ICOS, sempre embasado na legislação de ensino e no código de ética odontológico, encontra-se alicerçado na área de ensino da saúde, que se constitui na referência e na forma de inserção do aluno, ao meio social e ao exercício consciente da cidadania pelo reconhecimento e respeito da identidade do outro, pela incorporação da solidariedade, da responsabilidade civil e social e da reciprocidade como orientação de seus atos, no campo de seu exercício profissional.

Desenvolvimento constante

Por meio dessa aproximação com os educandos, procuramos estimular um comportamento  de busca do conhecimento de forma constante, pela autonomia intelectual e pelo pensamento crítico, capacitando-o para adaptações, com flexibilidade para novas condições de mercado e sociais, e assim, desenvolver as competências e habilidades no consciente exercício do trabalho.

Qualidade

Desde a sua fundação, todos os segmentos da instituição, buscam incessantemente a melhoria desta modalidade de ensino e, principalmente desenvolver qualidade na prestação de serviços na área de saúde.

Consideramos que hoje, mais do que nunca, a educação e saúde se tornaram peças fundamentais para as questões sociais, em se tratando de equidade e universalidade, bem como a inclusão social. Por esta razão, o ICOS, em contato constante com a população carente na qual atende através das associações de bairros, religiosas, ONGs, outras, ou qualquer cidadão que recorra ao nosso estabelecimento de ensino.

Percebemos a necessidade de especialização de profissionais na área de Odontologia na região norte de Santa Catarina, e conhecendo a realidade da sociedade em que está inserida, tem como principal objetivo continuar e ampliar a sua atuação no campo educacional em nível superior, com pós-graduação lato-sensu, assim como suas parcerias com instituições, principalmente na região norte catarinense.

O ICOS tem a prerrogativa legal chancelada pelo Ministério da Educação e Cultura, ofertar cursos de Especialização em Odontologia, nas diversas especialidades em Joinville – SC, em parceria com a FACSETE – Faculdade Sete Lagoas MG.

A instituição

A instituição de ensino tem como princípios para alcançar este objetivo, a fidelidade às solicitações do Ministério da Educação e Cultura, e do Conselho Federal de Odontologia, no que se refere especificamente aos cursos de especialização em Odontologia, nas diversas especialidades, de acordo com a legislação vigente destes segmentos. Os norteadores da concretização deste objetivo são: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9394/96, Decretos nº 3.860/2001 e 2.494/1998, Portarias do MEC nº 1.679/1999, nº 1.466/2001 e nº 301/1998, Resoluções CES/CNE nº 24/2002 e nº 02/1998, CES nº 01/1999, CES/CNE nº 1/2001 e pareceres CES nº 1.070/1999, CES/CNE nº 908/98 e 617/99 e Resolução do CFO nº 53/2004 e principalmente as portarias MEC 299/2011 e 033/2014.

O ICOS é uma escola de aperfeiçoamento profissional, registrado na Junta Comercial do Estado de Santa Catarina sob nº 42203997659, e está situada à Rua Princesa Isabel, 238 centro, em Joinville, Estado de Santa Catarina (Rua Dr. João Colin, 2079, Sala 201 Bairro América – Joinville – SC).

Nossa instituição é representada pela Dra. Soraya Rolim Mouammar, formada pela Universidade do Sagrado Coração em 1996.

O ICOS e a Faculdade FACSETE, cientes do papel que a instituição de ensino desempenha no desenvolvimento técnico-científico cultural, regional e nacional, assumem compromisso de desenvolver uma educação de qualidade dentro das normas e legislação vigentes.

● Missão

Contribuir para o desenvolvimento sustentado da comunidade regional, integrando-se aos objetivos sociais e empreendendo mudanças através da geração e difusão do conhecimento.

● Valores

A experiência identificada na história do ICOS e da Faculdade FACSETE registra o esforço de um grupo de educadores em manter e ampliar os serviços prestados à comunidade. A Instituição nasceu da proposta de cursos superiores.
Esses são os marcos referenciais, a partir dos quais emerge a concepção de uma instituição mais ampla, capaz de universalizar o saber e o trabalho concretizado. A crença na possibilidade, nascida da avaliação permanente de sua atuação, e o reconhecimento da necessidade de corresponder aos anseios da sociedade por um desenvolvimento social, pela via da educação, que habilita as pessoas a construírem o bem-estar comum na medida de suas capacidades.

Legislação de Ensino

Última decisão sobre Ensino Superior (Especialização)
Estamos à disposição para maiores esclarecimentos.”
Atenciosamente
ICOS

11 de agosto de 2011
RESOLUÇÃO CFO-111/2011

Esclarece a questão relacionada com os cursos de especialização em Odontologia, face
ao Parecer CNE/CP nº 3/2011.

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=16411&Itemid=866

O Presidente do Conselho Federal de Odontologia, “ad referendum” do Plenário, em face do estabelecido, pelo MEC, das novas regras para cursos de especialização, através do Parecer CNE/CP nº 3/2011, aprovado em 31/05/2011, homologado em 01/08/2011, pelo Excelentíssimo Senhor Ministro de Estado da Educação;

Considerando que foram extintos os credenciamentos especiais de instituições não educacionais para a oferta de cursos de especialização, nas modalidades de educação presencial e à distância;

Considerando que o MEC somente considerará como por ele credenciados os cursos oferecidos pelas instituições educacionais.


Considerando, finalmente, que o parecer do CNE entende que nada impede que as instituições não educacionais que desejarem garantir qualidade na oferta de seus cursos de especialização observem os padrões mínimos estabelecidos pelo CNE/MEC,

RESOLVE:

Art. 1º. O CFO credenciará cursos de especialização promovidos por entidades não educacionais e registrará os certificados por elas emitidos, desde que atendidas as exigências estabelecidas pela Autarquia, exclusivamente, para fins de anúncio, de propaganda e do exercício profissional.

Art. 2º. O CFO registrará os certificados oriundos de cursos de especialização e de mestrado profissionalizante promovidos por instituições educacionais autorizadas pelo MEC, concedendo portarias àqueles cursos que solicitarem seus reconhecimentos.

Art. 3°. Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação na Imprensa Oficial, revogadas as disposições em contrário.

Rio de Janeiro, 11 de agosto de 2011.

JOSÉ MÁRIO MORAIS MATEUS, CD
SECRETÁRIO-GERAL

AILTON DIOGO MORILHAS RODRIGUES, CD
PRESIDENTE